Alunos

Doutoranda em regime de co-tutela com o programa “Turismo, Património e Gestão Territorial” da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Cadi Ayyad de Marraquexe (FLSH-UCAM). Licenciada em Arquitetura pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DArq-FCTUC), tendo integrado o programa Erasmus durante o ano letivo 2000/01 na Escola Nacional de Arquitetura de Grenoble (ENAG), com a classificação final de 15/20 e conclusão em Novembro de 2005. Arquiteta no Atelier Fátima Martins, Arquitecta, Lda., de Outubro de 2004 a Setembro de 2010. Colaboradora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Investigadora do Laboratório Cultura, Património e Turismo da UCAM. É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação

Natural de Tomar, distrito de Santarém, 1967. Inscrito na Ordem do Arquitetos Portugueses desde 1994. Desenvolve a atividade liberal, em vários registos profissionais, desde essa data até à atualidade. Docente no ensino superior desde 1999, atualmente a lecionar na Universidade Lusófona do Porto, no curso de Mestrado Integrado em Arquitetura.

Mais informação

Nasce a 16 de Setembro de 1985, em Lisboa. Licenciatura em História da Arte pela FCSH-UNL. Enquanto frequentava o Mestrado em Património (também FCSH) deu formação profissional, aulas de tutoria e mesmo o programa de escolas secundárias (História da Arte, Património e Turismo, e História da Dança). O interesse pelo Japão nasceu do estudo da arte namban e da língua japonesa, bem como da estadia no país ao abrigo do programa European Youth patrocinado pela Embaixada do Japão em Portugal (2009). Colaborou com os Serviços Educativos do Museu Nacional de Arte Antiga, sendo guia da Exposição Encompassing the Globe. Interessa-se presentemente pelos patrimónios de influência/origem/relação portuguesa no mundo, e pelo contacto da História da Arte com outras Ciências Sociais. É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação

Nasce a 15 de julho de 1985. Tem Mestrado Integrado em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra (2012). Realizou intercâmbio académico ao abrigo do Programa de Mobilidade Erasmus na École Nationale Supèrieure d’Architecture de Paris la Villette (2008-2009).

Mais informação

Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra (2010); Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará/Brasil (2004). Atualmente desenvolve estudos sobre os usos e apropriações da cultura popular, processos de patrimonialização, com algum enfoque em performance e em cultura material. Em trabalhos pretéritos abordou as dinâmicas socioculturais observadas em comunidades piscatórias do Brasil e de Portugal. Tem divulgado o andamento e resultados de seus trabalhos em congressos de caráter internacional. É bolseira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mais informação

Martina Mancini nasceu em Senigallia (Itália) em 1982. É licenciada em Línguas e Literaturas Estrangeiras, pela Universidade de Bolonha, e mestre em Literaturas Comparadas e Culturas Pós-coloniais, pela Universidade de Bolonha. Atualmente é doutoranda do programa Património de Influência Portuguesa (CES – III Universidade de Coimbra) com o projeto: “Memórias do escravo colonial: património de silêncios no Atlântico Sul. Na qualidade de investigadora júnior integra o projeto “Trânsitos Atlânticos: Mulheres e experiência pós-colonial”. Os seus interesses de investigação centram-se na valorização atual da memória decorrente da experiência da escravatura no período colonial.
É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação

Nasce a 6 de setembro de 1985, em Massa Marittima (GR) Itália. Na Universidade de Siena, tirou um mestrado em Línguas Modernas e Estudos Interculturais (português e espanhol) (2010), e licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas Modernas (português e espanhol) (2008). Os seus principais interesses de investigação são literatura portuguesa e literaturas de língua portuguesa; sociologia da literatura; estudos culturais e pós-coloniais; e estudos da diáspora. Traduz para italiano textos em português e espanhol. É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação

Nasce a 12 de janeiro de 1985. Licenciatura e Mestrado na Escola de Artes em Arquitetura, Universidade de Évora, 2010. Foi bolseiro do programa Erasmus com duração de 12 meses no Politecnico di Milano – Scuola di Architettura Civile (2006-2007). Foi bolseiro do CHAIA (Centro de História da Arte e Investigação Artística) no âmbito da tese de Mestrado Integrado com o tema “As Estruturas Fortificadas de Diu”. Tese orientada por João Barros Matos.

Mais informação

Nasce em Nampula, Moçambique, em 1970. É Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Atualmente, é Investigador Auxiliar no projeto de investigação “De S. Paulo de Luanda a Luuanda, de Lourenço Marques a Maputo: capitais coloniais em tempos pós-coloniais” no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação focalizam-se na arquitetura e urbanismo na África de expressão portuguesa, com especial empenho pelas questões da segregação urbana, antes e depois das independências.

Mais informação

É Licenciada e Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2005 e 2011). Tem o Curso de Pós-Graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pelo Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2009). É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação

Nasce em 28 de maio de 1984. É Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tendo realizado o programa Erasmus com a duração de 12 meses na Facoltà di Architettura dell´Università degli Studi di Firenze, em Itália (2008). Foi Bolseira de Investigação nos Projetos: “História e análise formal na definição do conceito de intervenção em contexto urbano histórico” (FCTUC); “Morfologia Urbana da Cidade Portuguesa” (FCTUC); “Urbanística antes dos Tratados do Sul da Europa: oficinas de morfologia para o desenho da história” (III/UC), a cargo do Prof. Doutor Walter Rossa. Participou, em parceria com Sidh Losa Mendiratta, na produção cartográfica para a publicação “Património de Origem Portuguesa no Mundo. Arquitectura e urbanismo” (América do Sul. África Subsaariana. Norte de África e Golfo Pérsico. Ásia) da Fundação Calouste Gulbenkian. Participou na produção cartográfica para a base de dados online “Património de Influência Portuguesa”. É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação

É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1981), e tem Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora (1998). Em 2005, tirou o Diploma em Estudos Avançados (Certificación Académica del Tercer Ciclo) em Teoría y Prática de la Rehabilitación Arquitectónica y Urbana, pela Universidade de Sevilha. É bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informação