Encerramento das “Oficinas de Muhipiti”

As Oficinas de Muhipiti encerraram no dia 28 de julho com a inauguração e apresentação à comunidade da exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes das universidades de Coimbra e Lúrio.

A cerimónia de encerramento encheu o salão nobre do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, e contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Dra. Maria Fernanda Rollo, o Reitor da UniLúrio, Professor Doutor Francisco Noa, o Administrador da Ilha de Moçambique, Dr. Luciano Augusto e o Presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Saide Abdurramane Amur Gimba.

Na ocasião, “o Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, agradeceu a todos, em particular ao Prof. Walter Rossa, pelo trabalho realizado e frisou a importância deste workshop para trazer soluções para problemas endémicos da Ilha de Moçambique.”

Os coordenadores Oficinas de Muhipiti, Prof. Walter Rossa, co-coordenador do projecto Patrimónios de Influência Portuguesa da Universidade de Coimbra, e o director da FAPF-UL, Arq. Isequiel Alcolete, afirmaram que foram alcançados os objetivos da iniciativa, com o contributo imprescindível da comunidade.

No dia seguinte, os participantes da Universidade de Coimbra, organizaram, em conjunto com a Capitania da Ilha, coordenados pelo Patrão Mor, Manuel António, uma regata com dhows (barcos tradicionais da região) que contaram com uma forte presente da comunidade.

Os dez primeiros classificados receberam os respetivos prémios das mãos da Professora Doutora Maria Fernanda Rollo e do Professor Doutor Francisco Noa.

 

VER RELATÓRIO FINAL