Projetos de Investigação em curso

MEMOIRS. Filhos de Impérios e Pós-Memórias Europeias

Duração: 2015-2020
Financiamento: European Research Council (nº 648624). ERC Consolidator Grant.
Coordenação: Margarida Calafate Ribeiro
Equipa de investigação:  António Pinto Ribeiro, António Sousa Ribeiro, Bruno Sena Martins, Fabrice Schurmans, Felipe Cammaert, Fernanda Vilar, Hélia Santos, Margarida Calafate Ribeiro (coord), Miguel Bandeira Jerónimo, Miguel Cardina, Mónica Silva, Nuno Simão Gonçalves, Roberto Vecchi e Sílvia Roque.

Palavras-chave: Europa Pós-Colonial; Memórias Intergeracionais; Pós-Memórias; Representações; Identidades; Diálogo Norte-Sul.

Resumo
MEMOIRS propõe uma visão audaciosa da história europeia contemporânea, a partir das suas heranças coloniais. O caráter inovador deste projeto traduz-se na sua questão de investigação, nunca antes colocada à escala europeia: qual é o impacto, na Europa atual, da transferência de memórias do fim do colonialismo nas suas múltiplas dimensões?
MEMOIRS tem como objetivo analisar as memórias intergeracionais herdadas pelos filhos e netos da geração que viveu os processos de descolonização de territórios dominados por Portugal, França e Bélgica no continente africano.
A herança colonial europeia irá ser reinterrogada a partir de entrevistas e da análise comparada de representações de segunda e de terceira geração, influenciadas pela pós-memória das guerras coloniais e do fim dos impérios.

 O projeto tem por desígnio central compreender os efeitos da diversidade pós-imperial europeia. Para tratar um tema desta complexidade, a abordagem é interdisciplinar, agregando especialistas de estudos literários e culturais, história, sociologia, antropologia, artes e relações internacionais.
MEMOIRS irá maximizar o impacto da sua investigação através de publicações amplamente difundidas em acesso livre e através de uma exposição que capte as diferentes vertentes das representações de pós-memória, e que promova o diálogo Norte-Sul.