Projetos de Investigação em curso

MEMOIRS. Filhos de Impérios e Pós-Memórias Europeias

Duração: 2015-2020
Financiamento: European Research Council (nº 648624). ERC Consolidator Grant.
Coordenação: Margarida Calafate Ribeiro
Equipa de investigação: António Pinto Ribeiro; António Sousa Ribeiro; Bruno Sena Martins; Fabrice Schurmans; Hélia Santos; Júlia Garraio; Miguel Bandeira Jerónimo; Miguel Cardina; Mónica V. Silva; Roberto Vecchi; Sílvia Roque; Tramor Quemeneur.

Palavras-chave: Europa Pós-Colonial; Memórias Intergeracionais; Pós-Memórias; Representações; Identidades; Diálogo Norte-Sul.

Resumo
MEMOIRS propõe uma visão audaciosa da história europeia contemporânea, a partir das suas heranças coloniais. O caráter inovador deste projeto traduz-se na sua questão de investigação, nunca antes colocada à escala europeia: qual é o impacto, na Europa atual, da transferência de memórias do fim do colonialismo nas suas múltiplas dimensões?
MEMOIRS tem como objetivo analisar as memórias intergeracionais herdadas pelos filhos e netos da geração que viveu os processos de descolonização de territórios dominados por Portugal, França e Bélgica no continente africano.
A herança colonial europeia irá ser reinterrogada a partir de entrevistas e da análise comparada de representações de segunda e de terceira geração, influenciadas pela pós-memória das guerras coloniais e do fim dos impérios.

 O projeto tem por desígnio central compreender os efeitos da diversidade pós-imperial europeia. Para tratar um tema desta complexidade, a abordagem é interdisciplinar, agregando especialistas de estudos literários e culturais, história, sociologia, antropologia, artes e relações internacionais.
MEMOIRS irá maximizar o impacto da sua investigação através de publicações amplamente difundidas em acesso livre e através de uma exposição que capte as diferentes vertentes das representações de pós-memória, e que promova o diálogo Norte-Sul.