1º ANO
UNIDADE CURRICULAR |
ÁREA CIENTÍFICA |
CRÉDITOS |
PROF.S |
1º Semestre |
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Processos e territórios da expansão colonial portuguesa |
Investigação em Patrimónios — IP1 |
10 |
WR e RA |
Historiografia e ideologias dos patrimónios portugueses ultramarinos |
Investigação em Patrimónios — IP2 |
10 |
FB e MBJ |
Patrimónios da palavra: narrativas, discursos e literatura em Língua Portuguesa |
Investigação em Patrimónios — IP3 |
10 |
MCR e RV |
2º Semestre |
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Teorias e metodologias de investigação: projeto de tese |
Investigação em Patrimónios — IP4 |
10 |
ASR |
opção 1* |
Estudos Culturais [ECx] ou Arquitetura e Urbanismo [AUx] |
10 |
— |
opção 2* |
Estudos Culturais [ECx] ou Arquitetura e Urbanismo [AUx] |
10 |
— |
1º SEMESTRE
A expansão portuguesa para fora do que será o território natural de Portugal foi iniciada no segundo quartel do século XV e só teve fim em 1974. Esse processo de mais de ½ milénio não poderia ter sido contínuo e uniforme, não poderia ter seguido modelos ou padrões, pois as suas dinâmicas (da exploração à colonização), a variedade dos espaços e distâncias e as múltiplas conjuras e conjunturas o impediram.
Evitando o guião de uma história da expansão, este seminário visará a interpretação informada das matrizes da evolução espacial dessa expansão e o conhecimento global das características geográficas dos diversos contextos geográficos em questão, potenciando leituras cruzadas e comparativas sobre tudo isso e a cultura do território implícita.
Participarão neste seminário alguns especialistas reputados em história da expansão.
O objetivo desta unidade curricular é facultar a quem a frequente o acesso crítico à literatura e às imagens relativas à história da arte e da arquitetura portuguesas ou de influência portuguesa fora da Europa, e aos discursos tecidos à volta deste património pela religião, a política, a intervenção cultural, essencialmente entre o século XIX e a atualidade. Procurar-se-á discutir a historicidade da própria historiografia, a sua permeabilidade à ideologia e a maneira como isso afetou os modos de ver e intervir no património.
Em 1539, João de Barros, o cronista da fundação do império português, escrevia como justificação da sua Gramática que as armas e os padrões que Portugal disseminou por todos os continentes eram coisas materiais que o tempo trataria, mas que a língua portuguesa ficaria como testemunho do encontro. Este seminário visa analisar várias fontes escritas em língua portuguesa relativas aos espaços que Portugal tocou. Terá como teia conceptual central a ideia de reescrita e como espaço conceptual o conceito de cidade como texto (Lévi-Strauss) ou, palimpsesto de textos, e cobrirá uma temporalidade de análise que vai da cidade como espaço de fundação da ocupação; como espaço colonial; como espaço de resistência e como forjador da nova nação.
SEMINÁRIOS OPCIONAIS |
ÁREA CIENTÍFICA |
CRÉDITOS |
PROF.S |
Antecedentes da cultura espacial portuguesa no Mundo |
Arquitetura e Urbanismo — AU2 |
10 |
LT e LO |
Migrações Modernas no espaço ultramarino português |
Arquitetura e Urbanismo — AU3 |
10 |
JF |
(designação por definir) |
Arquitetura e Urbanismo — AU6 |
10 |
JC JP |
Teorias e metodologias de investigação: projeto de tese |
Investigação em Patrimónios — IP4 |
10 |
ASR |
The conflicted subject of Portuguese colonialism |
Estudos Culturais – EC1 |
10 |
RP |
Processos e representações coloniais |
Estudos Culturais – EC3 |
10 |
SX |
Imagens contemporâneas: diálogos entre interdisciplinares |
Estudos Culturais – EC5 |
10 |
MT e AM |
2º SEMESTRE
Este seminário tem por objetivo proporcionar um contacto aprofundado com perspetivas teóricas e metodológicas relevantes para as várias áreas de investigação abrangidas pelo programa de doutoramento. Dar-se-á particular realce a uma reflexão sobre teorias da cultura, partindo de conceitos como linguagem, identidade, nação, globalização, interculturalidade, diáspora, memória, tradução, no quadro de uma introdução às teorias pós-coloniais. Ao mesmo tempo, responder-se-á à necessidade de orientação relativamente a aspetos de natureza prática ligados às metodologias de investigação nas ciências sociais, nas humanidades e na arquitetura e urbanismo.
- Antecedentes da cultura espacial e construtiva portuguesa no Mundo (AU)
- Desconstrução da “cidade portuguesa”: urbanização e conceito (AU)
- Migrações Modernas no espaço ultramarino português (AU)
- Arte e ciência na construção de patrimónios comuns (AU)
- The conflicted subject of Portuguese colonialism (EC)
- Da América Portuguesa ao Brasil: território(s) e identidade(s) (EC)
- Processos e representações coloniais (EC)
- Cinema, media e cidade nos países africanos de língua portuguesa (EC)
2º ANO
3º SEMESTRE
Atividades académicas (30 ECTS livres)
O plano para realização dos 30 créditos curriculares livres do 2º ano do programa é aprovado com o Projeto de Tese no final do 1º ano. A realização destes 30 ECTS poderá conjugar a frequência até 3 unidades curriculares opcionais (sendo assim obtidos os créditos para elas estabelecidos pela universidade que as proporciona*), com a realização de atividades de acordo com a tabela que se segue. Estas atividades têm que ser desenvolvidas por semestre numa só das universidades que integram o consórcio e sob a tutoria de um docente da mesma.
ACTIVIDADE | CRÉDITOS |
Comunicação em congresso ou seminário | 2,5 |
Artigo aceite em publicação internacional com arbitragem | 5,0 |
Artigo aceite em publicação sem arbitragem | 2,5 |
Participação continuada em projeto de investigação com relatório | 5,0 |
Viagem de estudo com relatório | 2,5 |
Investigação em arquivo com relatório | 2,5 |
Frequência de seminário temático com relatório | 2,5 |
Participação em workshop com relatório | 2,5 |
Estágio como monitor de uma unidade curricular do ensino superior com relatório | 10,0 |
*Opções curriculares oferecidas na UC:
OPCIONAIS EXISTENTES E POSSÍVEIS | ÁREA CIENTÍFICA | CRÉDITOS | PROF.S |
Antecedentes da cultura espacial portuguesa no Mundo | Arquitetura e Urbanismo – AU2 | 10 | LT e LO |
Processos e representações coloniais | Estudos Culturais – EC3 | 10 | SX |
Cinema e Cidade nos países africanos de língua portuguesa | Estudos Culturais – EC5 | 10 | MT e AM |
4º SEMESTRE
Este Relatório, apresentado e defendido perante um júri em prova oral, terá de, no mínimo:
- integrar relatório sobre o processo de elaboração da tese desde a aprovação do Projeto de Tese;
- um capítulo completo da tese. Caso tal se justifique, poderá ainda ser integrada uma versão revista do Projeto de Tese.
3º e 4º ANO
A sua realização fica dependente da apresentação e discussão perante um júri interno de um relatório circunstanciado sobre os trabalhos da dissertação em curso no final do 3º ano. No final do 4º ano, o candidato defende a dissertação em provas públicas nos termos da Lei.