Plano de Estudos

1º ANO

UNIDADE CURRICULAR

ÁREA CIENTÍFICA

CRÉDITOS

PROF.S

1º Semestre

 

 

 

Processos e territórios da expansão colonial portuguesa

Investigação em Patrimónios — IP1

10

WR e RA

Historiografia e ideologias dos patrimónios portugueses ultramarinos

Investigação em Patrimónios — IP2

 

10

FB e MBJ

Patrimónios da palavra: narrativas, discursos e literatura em Língua Portuguesa

Investigação em Patrimónios — IP3

 

10

MCR e RV

2º Semestre

 

 

 

Teorias e metodologias de investigação: projeto de tese

Investigação em Patrimónios — IP4

10

ASR

opção 1*

Estudos Culturais [ECx] ou Arquitetura e Urbanismo [AUx]

10

opção 2*

Estudos Culturais [ECx] ou Arquitetura e Urbanismo [AUx]

10

1º SEMESTRE

A expansão portuguesa para fora do que será o território natural de Portugal foi iniciada no segundo quartel do século XV e só teve fim em 1974. Esse processo de mais de ½ milénio não poderia ter sido contínuo e uniforme, não poderia ter seguido modelos ou padrões, pois as suas dinâmicas (da exploração à colonização), a variedade dos espaços e distâncias e as múltiplas conjuras e conjunturas o impediram.

Evitando o guião de uma história da expansão, este seminário visará a interpretação informada das matrizes da evolução espacial dessa expansão e o conhecimento global das características geográficas dos diversos contextos geográficos em questão, potenciando leituras cruzadas e comparativas sobre tudo isso e a cultura do território implícita.
Participarão neste seminário alguns especialistas reputados em história da expansão.



O objetivo desta unidade curricular é facultar a quem a frequente o acesso crítico à literatura e às imagens relativas à história da arte e da arquitetura portuguesas ou de influência portuguesa fora da Europa, e aos discursos tecidos à volta deste património pela religião, a política, a intervenção cultural, essencialmente entre o século XIX e a atualidade. Procurar-se-á discutir a historicidade da própria historiografia, a sua permeabilidade à ideologia e a maneira como isso afetou os modos de ver e intervir no património.

Em 1539, João de Barros, o cronista da fundação do império português, escrevia como justificação da sua Gramática que as armas e os padrões que Portugal disseminou por todos os continentes eram coisas materiais que o tempo trataria, mas que a língua portuguesa ficaria como testemunho do encontro. Este seminário visa analisar várias fontes escritas em língua portuguesa relativas aos espaços que Portugal tocou. Terá como teia conceptual central a ideia de reescrita e como espaço conceptual o conceito de cidade como texto (Lévi-Strauss) ou, palimpsesto de textos, e cobrirá uma temporalidade de análise que vai da cidade como espaço de fundação da ocupação; como espaço colonial; como espaço de resistência e como forjador da nova nação.

SEMINÁRIOS OPCIONAIS

ÁREA CIENTÍFICA

CRÉDITOS

PROF.S

Antecedentes da cultura espacial portuguesa no Mundo

Arquitetura e Urbanismo — AU2

10

LT e LO

Migrações Modernas no espaço ultramarino português

Arquitetura e Urbanismo — AU3

 10

JF

(designação por definir)

Arquitetura e Urbanismo — AU6

 10

JC  JP

Teorias e metodologias de investigação: projeto de tese

Investigação em Patrimónios — IP4

10

ASR

The conflicted subject of Portuguese colonialism

Estudos Culturais – EC1

10

RP

Processos e representações coloniais

Estudos Culturais – EC3

10

SX

Imagens contemporâneas: diálogos entre interdisciplinares

Estudos Culturais – EC5

10

MT e AM

2º SEMESTRE

Este seminário tem por objetivo proporcionar um contacto aprofundado com perspetivas teóricas e metodológicas relevantes para as várias áreas de investigação abrangidas pelo programa de doutoramento. Dar-se-á particular realce a uma reflexão sobre teorias da cultura, partindo de conceitos como linguagem, identidade, nação, globalização, interculturalidade, diáspora, memória, tradução, no quadro de uma introdução às teorias pós-coloniais. Ao mesmo tempo, responder-se-á à necessidade de orientação relativamente a aspetos de natureza prática ligados às metodologias de investigação nas ciências sociais, nas humanidades e na arquitetura e urbanismo.


  • Antecedentes da cultura espacial e construtiva portuguesa no Mundo (AU)
  • Desconstrução da “cidade portuguesa”: urbanização e conceito (AU)
  • Migrações Modernas no espaço ultramarino português (AU)
  • Arte e ciência na construção de patrimónios comuns (AU)
  • The conflicted subject of Portuguese colonialism (EC)
  • Da América Portuguesa ao Brasil: território(s) e identidade(s) (EC)
  • Processos e representações coloniais (EC)
  • Cinema, media e cidade nos países africanos de língua portuguesa (EC)


2º ANO

3º SEMESTRE

Atividades académicas (30 ECTS livres)

O plano para realização dos 30 créditos curriculares livres do 2º ano do programa é aprovado com o Projeto de Tese no final do 1º ano. A realização destes 30 ECTS poderá conjugar a frequência até 3 unidades curriculares opcionais (sendo assim obtidos os créditos para elas estabelecidos pela universidade que as proporciona*), com a realização de atividades de acordo com a tabela que se segue. Estas atividades têm que ser desenvolvidas por semestre numa só das universidades que integram o consórcio e sob a tutoria de um docente da mesma.

ACTIVIDADE CRÉDITOS
Comunicação em congresso ou seminário 2,5
Artigo aceite em publicação internacional com arbitragem 5,0
Artigo aceite em publicação sem arbitragem 2,5
Participação continuada em projeto de investigação com relatório 5,0
Viagem de estudo com relatório 2,5
Investigação em arquivo com relatório 2,5
Frequência de seminário temático com relatório 2,5
Participação em workshop com relatório 2,5
Estágio como monitor de uma unidade curricular do ensino superior com relatório 10,0

 

*Opções curriculares oferecidas na UC:

OPCIONAIS EXISTENTES E POSSÍVEIS ÁREA CIENTÍFICA CRÉDITOS PROF.S
Antecedentes da cultura espacial portuguesa no Mundo Arquitetura e Urbanismo – AU2 10 LT e LO
Processos e representações coloniais Estudos Culturais – EC3 10 SX
Cinema e Cidade nos países africanos de língua portuguesa Estudos Culturais – EC5 10 MT e AM

4º SEMESTRE

Este Relatório, apresentado e defendido perante um júri em prova oral, terá de, no mínimo:

  1. integrar relatório sobre o processo de elaboração da tese desde a aprovação do Projeto de Tese;
  2. um capítulo completo da tese. Caso tal se justifique, poderá ainda ser integrada uma versão revista do Projeto de Tese.

3º e 4º ANO



A sua realização fica dependente da apresentação e discussão perante um júri interno de um relatório circunstanciado sobre os trabalhos da dissertação em curso no final do 3º ano. No final do 4º ano, o candidato defende a dissertação em provas públicas nos termos da Lei.